Brasil
Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco
A Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou, nesta sexta-feira (26), que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente declarado Patrimônio Natural da Humanidade.
A decisão foi revelada durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que ocorre até o fim de julho em Nova Déli, na Índia. Dentre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcionale o fato de ser um fenômeno natural único no mundo. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado à Unesco em 2018.
Localizado a cerca de 250 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís, o parque dos lençóis maranhenses é famoso pelas dunas brancas e pelas lagoas cristalinas que se formam no período de chuvas. O campo de dunas é o maior da América do Sul, com 155 mil hectares.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, falou através de suas redes sociais que a decisão foi uma grande conquista para o estado.
Agora, contando com os Lençóis Maranhenses, o Brasil possui ao todo oito sítios declarados Patrimônios Natural Mundial.
Conheça os outros 7 sítios declarados Patrimônios Natural Mundial no Brasil
- Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR);
- Reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná;
- Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo;
- Áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal;
- Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás;
- Arquipélago de Fernando de Noronha (PE);
- Reserva Biológica Atol das Rocas (RN).
O Liberal