Esporte
Paraense está entre as 10 melhores jogadoras de futsal do Mundo
A paraense Hydren Vitória Borges de Souza, a “Índia”, apareceu na lista das 10 melhores atletas de futsal do mundo na categoria jovens na temporada de 2023, pela Futsal Planet Awards. A premiação está na sua 24ª edição e é organizada pelo portal Futsal Planet.
Índia, 21 anos, é natural de Capanema (PA) iniciou no futsal em 2018, quando defendeu a Associação Desportiva 3R, de Joinville (SC), por duas temporadas. Nesse mesmo período jogou futebol defendendo o Avaí/Kindermann-SC em 2019 e 2020. Ela retornou ao futsal para vestir a camisa do UnoChapecó/Female-SC e desde o início deste ano joga pelo Taboão/Magnus-SP.
Em seu perfil nas redes sociais, a jovem paraense que já foi convocada para a Seleção Brasileira, relembrou momentos em que iniciou no futebol no Estado, falou do sonho em sobreviver do esporte e disse ser gratificante tudo que vem ocorrendo em sua carreira.
Acredito que é um clichê dizer que nem nos meus melhores sonhos imaginaria que isso poderia acontecer, mas de fato é. Quando comecei a jogar bola em terras paraenses, meu sonho era apenas jogar bola, correr, me divertir. Aos poucos fui percebendo que os meus sonhos poderiam ser maiores e o futsal a minha profissão, ou melhor, a minha vida”, disse.
Ela relembrou a convocação para defender o Brasil, o título pela Seleção Brasileira na Copa América e disse estar feliz por tudo que vem conquistando
“No meu primeiro ano como profissional, aos 19 anos, fui convocada para a Seleção Brasileira Sub-20, sendo campeã da Copa América. No ano de 2023, fui eleita a atleta revelação da Liga Feminina de Futsal. Agora em 2024, recebo a notícia de estar na lista das 10 melhores atletas jovens concorrendo ao título de melhor do mundo pela temporada de 2023. É muito gratificante, independente do resultado. Tudo que aconteceu até o momento foi por causa daquela Índia lá no Pará que só queria ser feliz jogando bola e agora estou ainda mais feliz por poder transmitir essa felicidade com as bolas nos pés, alcançando mais pessoas pelo mundo. Que os nossos sonhos possam se tornar realidade e aqueles que a gente também não sonhou”, escreveu.
Meus agradecimentos a todos os meus treinadores que souberam extrair o melhor de mim, companheiras de equipe que me apoiaram, especialmente no meu processo de aprendizagem, e minha família pelo incentivo constante, pois talvez a saudade teria atrapalhado todas essas realizações. Agradeço a Deus, sem Ele as tempestades não seriam a calmaria pela manhã e por último, mas não menos importante, obrigada futsal, sem você eu não estaria vivendo o extraordinário”, finalizou.
Veja a lista
Antía Pérez García (ESP)
Club Deportivo Burela Fútbol Sala (ESP) – SPAIN N.T.
Isabelle Maria Justino de Souza “Bella” (BRA)
Al-Tadhamon SC (also spelled Al Tadamon) (KUW) – Barateiro Futsal (BRA) – BRAZIL N.T.
María Cristina “Coquito” Gálvez Talavera (BOL)
Club Always Ready (BOL) – BOLIVIA N.T.
Ana Sofia Gonçalves “Fifó” (POR)
Sport Lisboa e Benfica (POR) – PORTUGAL N.T.
Greta Ghilardi (ITA)
Kick Off C5 Femminile (ITA) – ITALY N.T.
Hydren Vitória Borges de Souza “India” (BRA)
PMC/Female/Unochapecó (BRA)
Jaqueline Michele Nunes (BRA)
Stein Cascavel Futsal (BRA) – BRAZIL N.T.
Laura Córdoba Monedero (ESP)
C. D. Futsi Atlético Navalcarnero (ESP) – SPAIN N.T.
Silvina Alejandra Nava (ARG)
Torreblanca Melilla C.F (ESP) – ARGENTINA N.T.
Maral Torkaman (IRN)
Palayesh Naft Abadan (IRN) – IRAN N.T.