Mundo
‘Cocaína dos pobres’: as ligações do tráfico com membros do governo sírio reveladas pela BBC
Novas ligações diretas entre um esquema multibilionário de tráfico de drogas e os principais membros das Forças Armadas da Síria e a família do presidente Bashar al-Assad foram reveladas em investigação conjunta da BBC News Arabic e da rede de jornalismo investigativo OCCRP.
As transações envolvem o captagon, uma droga semelhante à anfetamina, altamente viciante, que tem atormentado o Oriente Médio nos últimos anos.
Apelidada de “cocaína dos pobres”, ela é conhecida por ser mais barata que outras drogas e dar sensação de aumento de produtividade, suprimir a fome e o sono, e aumentar a energia.
No ano passado, a BBC acompanhou os esforços dos exércitos jordaniano e libanês para impedir que o captagon fosse contrabandeado da Síria para seus países. Agora, no entanto, a droga já é encontrada na Europa, África e Ásia.
Em março, a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções a uma lista de pessoas, incluindo dois primos do presidente Assad, suspeitas de envolvimento no comércio de captagon.
Mas a investigação da BBC, que mergulhou nas profundezas do narcoestado da Síria, encontrou evidências que apontam para o envolvimento de outros importantes funcionários sírios, além daqueles já incluídos nessa lista.
O governo da Síria não respondeu ao pedido de comentário da BBC. No entanto, negou anteriormente qualquer envolvimento com o tráfico de drogas.