Pará
Criança dada como morta na UPA de Abaetetuba se mexe no caixão, diz familiares
Um tumulto foi registrado em vídeos dentro de uma unidade de Pronto Atendimento em Abaetetuba, no nordeste do Pará. Familiares de uma bebê questionaram a equipe médica sobre a morte a criança, que segundo eles teria se movido e até chorado dentro do caixão durante velório. A Prefeitura disse que a unidade realizou todo o protocolo para que o óbito fosse confirmado, antes da liberação do corpo para a família.
A morte da criança foi atestada na manhã de segunda-feira (4) no Hospital Regional Santa Rosa. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), responsável pela unidade, foi procurada pela reportagem.
À tarde, familiares tinham iniciado os ritos para o velório e em seguida, para o enterro, que seria na manhã desta terça (5). Mas eles resolveram protestar e levar a criança, ainda dentro do caixão, para a UPA onde fizeram um protesto. O momento foi tenso e registrado por quem estava na unidade. Os vídeos circularam pelas redes sociais.
Nas imagens, os parentes dizem que a criança estaria viva no momento do velório e que, ao chegar na UPA, ainda havia uma lágrima no rosto da bebê, o que ainda não foi confirmado por órgãos oficiais.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Abaetetuba. O caso deve ser investigado sob sigilo. A PC disse que solicitou perícias à Polícia Científica.
G1 Pará