Pará
Círio de Nazaré reúne 2 milhões nas ruas de Belém
Cerca de 2 milhões de pessoas participaram, neste domingo (13), do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, considerada a maior procissão católica do Brasil. O número foi divulgado pelo Governo do Pará. A tradicional procissão, que chega à sua 232ª edição, teve início às 7h15, quando a Imagem Peregrina deixou a Catedral Metropolitana de Belém e percorreu 3,6 km até a Basílica Santuário de Nazaré, onde chegou por volta das 12h30.
Os fiéis acompanharam o trajeto de cerca de seis horas que percorreu o centro histórico de Belém, passando por pontos icônicos como o Ver-o-Peso, a maior feira a céu aberto da América Latina, a Estação das Docas e a Praça da República. O evento foi transmitido ao vivo pelo portal g1, que cobriu todo o percurso da berlinda com a Imagem da Santa.
Entre os momentos mais marcantes, esteve a presença dos devotos e pagadores de promessas, muitos deles caminhando longas distâncias, segurando ex-votos ou percorrendo de joelhos o trajeto completo da procissão. A corda, um dos símbolos do Círio, também foi destaque, com centenas de fiéis disputando espaço para tocá-la como parte de suas promessas e demonstrações de fé.
A procissão deste ano contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participou do Círio Fluvial e da Trasladação, realizadas no sábado (12). Além de Lula, autoridades, artistas e personalidades como Zeca Camargo, Leona Cavalli, Alane Dias e Letícia Colin estiveram presentes nas celebrações, vivenciando de perto a manifestação religiosa que atrai milhões de devotos a Belém.
A programação oficial da Festa de Nazaré segue até o dia 28 de outubro, com o Recírio encerrando o calendário de celebrações deste que é um dos eventos mais importantes da fé católica no Brasil.